21 Janeiro 2019

Cooperação Técnica Brasil – Workshops de conclusão dos estudos das estações Central do Brasil (RJ) e Palmeiras-Barra Funda (SP)

No âmbito das cooperações técnicas com os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, dois estudos de pré-viabilidade para a transformação das estações Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e Palmeiras-Barra Funda, em São Paulo, em estações de nova geração são financiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Os estudos estão em desenvolvimento pelo consórcio EgisArep desde abril de 2018. A CODATU garante um acompanhamento técnico dos estudos.

Neste contexto, na semana de 10 de dezembro de 2018, foram realizados dois eventos para apresentação da terceira e última etapa de ambos os estudos. A Missão 3 consiste no detalhamento de um dos cenários propostos na Missão 2 e na proposta de um Plano de Ação contemplando recomendações para implantação, custo total estimado do projeto, arranjos institucional e financeiro recomendados, faseamento e principais dificuldades a se prever.

Na reunião no Rio de Janeiro, realizada no dia 10 de dezembro de 2018, foi apresentado o cenário com as últimas modificações em locais precisos do entorno da Central do Brasil, como o Túnel João Ricardo, os terminais de ônibus e o Centro Popular Leonel Brizola. O Plano de Ação permitiu enxergar com mais clareza a situação de cada parcela da área de intervenção proposta e os esforços financeiros e de governança necessários para o sucesso do projeto. Além disso, foram apresentadas as primeiras estimativas de custos de implantação e de receitas de operação, assim como os pontos de atenção e recomendações para as fases seguintes do projeto.

Perspectiva do entorno da Estação Central do Brasil (à esquerda) e apresentação do Plano de Ação (à direita)

O workshop em São Paulo ocorreu no dia 12 de dezembro de 2018. A ocasião permitiu apresentar as perspectivas do projeto da estação Palmeiras-Barra Funda levando em conta as escolhas realizadas em setembro, como o telhado fotovoltaico da “rua comercial” e a rampa e a escadaria do acesso norte. Também foi destacada a proposta cicloviária, conectando as ciclovias já existentes e ofertando bicicletários na estação. O Plano de Ação trouxe propostas de governança do projeto, além do faseamento das intervenções por áreas. Por último, foram apresentados o CAPEX estimado, os riscos, assim como alguns pontos de atenção para o seguimento do projeto.

Perspectiva da Estação Palmeiras-Barra Funda (à esquerda) e apresentação do cenário final (à direita)

Nos dois workshops, foi ressaltada a importância da definição de uma estratégia de longo prazo e a consolidação da mesma num Plano Diretor. Os estudos de pré-viabilidade ajudarão os decisores públicos a avaliar a pertinência de se prosseguir com estudos de viabilidade, mais detalhados, para ambas as estações.

>> Ajuda-memória da reunião técnica no Rio de Janeiro <<

>> Ajuda-memória do workshop em São Paulo <<