31 Outubro 2018

Cooperação técnica Brasil – Equipes fluminense e paulista visitam estações multimodais na França

No âmbito da cooperação técnica firmada entre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Île-de-France Mobilités, o Estado de São Paulo e o Estado do Rio de Janeiro, foi realizada missão técnica na França entre os dias 15 e 19 de outubro nas cidades de Lyon, Paris e Strasbourg. Organizada por Egis, Arep e CODATU, a viagem de trabalho se insere como parte das atividades previstas nos estudos de pré-viabilidade para a Estação Palmeiras-Barra Funda, em São Paulo, e para Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

Pelo Rio de Janeiro, foram Christiane Ammon (Arquiteta da Câmara Metropolitana de Integração Governamental) e Daniela Javoski (Arquiteta da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro). Os representantes de São Paulo foram Rodrigo Guedes (Arquiteto da Companhia do Metropolitano de São Paulo) e Rodrigo Neres (Arquiteto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O grupo brasileiro foi recebido pela equipes locais da Egis e da Arep, em Lyon e Paris, respectivamente. A mescla de instituições permitiu um diálogo interinstitucional e técnico muito rico entre os participantes brasileiros e franceses.

O objetivo da viagem foi reforçar as trocas de experiências que se iniciaram nos workshops realizados anteriormente no Brasil, permitindo que a delegação brasileira aprofundasse o conhecimento técnico a respeito de exemplos de estações multimodais francesas. O foco da viagem foi, portanto, a troca de experiências entre profissionais do setor de transportes e desenvolvimento urbano a partir de visitas técnicas em estações multimodais de ambas as cidades, assim como apresentações de trabalhos desenvolvidos na França e workshops que abordaram os estudos em desenvolvimento das estações Palmeiras-Barra Funda e Central do Brasil.

A semana foi repleta de visitas e reuniões com os parceiros. Em Paris, eles visitaram as estações Gare de Lyon, Gare de l’Est e Gare Versailles-Chantier. Também tiveram ateliês de trabalho e apresentações de estudos de casos franceses relevantes para os projetos da Central do Brasil e da Palmeiras-Barra Funda. Em Lyon, além de conhecer as atividades da Egis, a delegação brasileira pode conhecer de perto o projeto de renovação urbana no entorno da estação Lyon-Part Dieu ao se reunir com a empresa pública de mesmo nome, e o RhoneExpress, linha de tram-train que liga a estação Lyon-Part Dieu ao aeroporto. O grupo também foi a Strasbourg conhecer a estação ferroviária.

A CODATU agradece o apoio dos participantes na redação deste artigo.