6 Dezembro 2017

Lançamento de um estudo de pré-viabilidade de uma linha de VLT em Niterói

No
âmbito da cooperação técnica com o Estado do Rio de Janeiro, a AFD vai apoiar a Prefeitura de Niterói num estudo de pré-viabilidade de uma linha de veículo leve sobre trilhos (VLT).

Crédito: S. Medeiros

Niterói é uma cidade de aproximadamente 480 000 habitantes, sendo o segundo maior centro econômico da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A linha de VLT prevista pela Prefeitura faz integração com uma linha de Bus with High Level of Service (BHLS) e duas estações de barcas (que fazem a ligação entre Niterói e a cidade do Rio de Janeiro), passando pelo centro da cidade e os bairros das Praias da Baía, as regiões mais densas da cidade.

A CODATU foi solicitada pela AFD para a redação dos Termos de Referência, assim como para o acompanhamento técnico durante o desenvolvimento do estudo.

O estudo foi atribuído ao consórcio formado por Egis Rail, Egis Engenharia e Consultoria e Sinergia e será composto por três missões, cujos produtos compreenderão:

  1. uma análise da mobilidade da cidade de Niterói e da RMRJ, e uma estimativa da demanda por transporte;
  2. a identificação do eixo de transporte prioritário, a avaliação de traçados alternativos e a análise da escolha do modo de transporte;
  3. uma análise dos custos, a avaliação da viabilidade econômica, as dificuldades técnicas, os impactos e o faseamento da implantação, um estudo de inserção urbana, das possibilidades de financiamento e dos arranjos institucionais.

O estudo foi lançado aproveitando uma missão da especialista de transporte urbano da AFD no Brasil, Priscille de Coninck. A reunião de lançamento contou com a presença do Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, do Secretário de Urbanismo e de Mobilidade, Renato Barandier Jr., assim como de representantes do consórcio vencedor, da AFD, da CODATU e de outros profissionais da Prefeitura de Niterói.

A duração do estudo é de 5 meses, até abril de 2018. Os resultados permitirão avaliar a pertinência de se levar adiante estudos aprofundados para este modo de transporte inédito em Niterói.