6 Dezembro 2017

CODATU apoia o CEREMA numa missão-teste em São Paulo no âmbito do MYC

No
âmbito de MobiliseYourCity (MYC), um programa que visa acompanhar cidades de países em desenvolvimento no planejamento de uma mobilidade urbana sustentável e do qual a CODATU é um dos desenvolvedores, uma equipe do CEREMA foi à São Paulo, em outubro de 2017, para testar uma metodologia de análise qualitativa dos transportes urbanos.

A CODATU acompanhou esta iniciativa através da participação de seu responsável de cooperação local, Bruno Almeida Maximino, que participou das reuniões preparatórias da missão-teste e foi intérprete e cobaia em alguns dos percursos realizados.

Crédito: T. Gouin

O objetivo desta missão era de analisar a experiência das pessoas e o comportamento das mesmas como usuários dos transportes públicos para, em seguida, integrar esse feedback na tomada de decisão e no planejamento da mobilidade. A metodologia considera dois tipos de percurso: os percursos comentados (trajetos de um usuário cotidiano, acostumado à rede de transporte) e os percursos do combatente (trajetos de uma pessoa que estranha à rede de transporte). Este método permite identificar as falhas e as possibilidades de melhoria dos sistemas de transporte.

Os diferentes percursos realizados ao longo de uma semana inteira passaram por diferentes bairros da Região Metropolitana de São Paulo, de contextos socioeconômicos variados, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora. Diversos tipos de infraestrutura de transporte foram utilizados nas horas pico e no entre-pico: o metrô, o trem metropolitano, o ônibus e até mesmo o Expresso Tiradentes (um BRT em via elevada).

Crédito: T. Gouin

As informações obtidas serão agora analisadas pelos especialistas do CEREMA e um relatório de síntese, assim como um vídeo, serão publicados no início de 2018. Também considera-se a possibilidade de organizar sessões de treinamento na América Latina para que equipes locais possam colocar esta metodologia em prática.

A missão-teste foi possível graças ao apoio da SPTrans (entidade responsável pela mobilidade urbana da Prefeitura de São Paulo) e da STM (organismo responsável pelos transportes metropolitanos do Estado de São Paulo).

>> Mais informações no site do CEREMA <<